Free
Multimedia

17/02/2023 15:45 (UTC)

PORTUGAL MERCADONA

Mercadona constrói novo bloco logístico em Portugal com investimento de 225 milhões

Lisboa, 17 fev (EFE).- A Mercadona começou hoje as obras de construção de um novo bloco logístico no município português de Almeirim (centro do país), com um investimento de 225 milhões de euros e a previsão de que esteja operacional em 2024.

Esta nova plataforma, situada a cerca de 100 quilómetros a norte de Lisboa, irá criar 500 novos postos de trabalho até 2024 e atualmente emprega mais de 180 pessoas na sua fase de construção, com 25 fornecedores portugueses, informou a imprensa em comunicado.

O início das obras contou com a presença do ministro da Economia e do Mar português, António Costa Silva; da embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos; e do presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro.

"É muito importante apostar no interior do país, e o Ribatejo, especialmente Almeirim, tem uma localização muito importante em termos logísticos, e a logística é a espinha dorsal no funcionamento da economia", apontou o ministro.

Costa Silva destacou que os blocos logísticos "têm um papel muito importante" e que a Mercadona "expandiu-se de forma apreciável" em Portugal, com planos para continuar.

Do lado da Mercadona estiveram presentes o diretor de Logística, Carlos Lopes, e a de Relações Institucionais, Inês Santos.

Lopes afirmou que este bloco logístico representa o "investimento mais relevante" da Mercadona em Portugal e que fornecerá mais eficiência à sua cadeia de abastecimento no país.

A plataforma será instalada num terreno com 440.000 metros quadrados, com uma área de construção total de cerca de 120.000, um armazém de frio e outro de secos e edifícios destinados a serviços gerais e escritórios.

O bloco terá cerca de 15.000 painéis solares, que representam 6,5 milhões de euros do investimento total e permitirão que 25% das necessidades energéticas estejam cobertas com energia verde, um total de 9GWh por ano.

EXPANSÃO DESDE 2019 A Mercadona inaugurou o seu primeiro bloco logístico em 2019 na Póvoa de Varzim (norte), com um investimento de 60 milhões de euros, e expandiu a sua capacidade em janeiro de 2022 com um novo armazém e outros 25,5 milhões.

A plataforma conta atualmente com três naves com uma área total de 100.000 metros quadrados e mais de 350 trabalhadores.

A empresa abriu o seu primeiro supermercado em solo português no norte em 2019. Desde então expandiu-se até à região de Lisboa, e conta de momento com 39 lojas e três centros de coinovação.

Em 2023, prevê abrir outros 10 supermercados em Portugal.

Simulação do novo bloco logístico em construção.

News content:

<
>

Mercadona constrói novo bloco logístico em Portugal com investimento de 225 milhões

Mercadona constrói novo bloco logístico em Portugal com investimento de 225 milhões

Product Suggestions

Multimedia
Multimídia em Português
Video
EFE VÍDEO
Multimedia
Contenidos digitales general multimedia América
Stories
Reportajes general América
Text
Texto internacional en portugués
Text
EFECOM Internacional
Video
EFE VÍDEO
Photo
Gráfico general y gráfico territorial EUA-Caribe.